Fundamentos Científicos 

 L-Fenilalanina: Aminoácido essencial no metabolismo de dopamina e noradrenalina, atuando como auxiliar no tratamento de distúrbios do humor. Esse aminoácido estimula também, a secreção do hormônio de supressão de apetite (colecistoquinina - CKK) podendo ser um aliado no emagrecimento, promovendo controle e diminuição da ingestão de alimentos.

5-Hidroxitriptofano: é um metabólito intermediário do aminoácido L-triptofano na biossíntese de serotonina e melatonina, sendo a etapa limitante de velocidade na síntese desses neurotransmissores. O 5-HTP apresenta vantagens sobre o L-triptofano, principalmente por atravessar mais facilmente a barreira hemato-encefálica, uma vez que não se liga à albumina plasmática (90% do triptofano plasmático estão ligados à albumina, tendo que competir com outros aminoácidos na barreira hemato-encefálica). Ele é extraído industrialmente da semente da Griffonia simplicifolia, uma planta de origem africana.

Beta-Alanina: Aminoácido precursor da carnosina, um peptídeo tampão para o lactato, responsável por neutralizar a acidez muscular, evitando a fadiga por acidose. O aumento da carnosina retarda a fadiga muscular e central durante a atividade física. Além disso, a beta--alanina é um neurotransmissor inibitório com estrutura



L-Carnitina: Aminoácido que atua como co-fator no metabolismo de ácidos graxos de cadeia longa, favorecendo o transporte dos lipídeos para a mitocôndria, facilitando sua utilização como fonte de energia, sem causar pico de glicêmico. Melhora das funções em pacientes idosos pós andropausa que não podem usar andrógenos.

Vitamina B3 (niacinamida): Vitamina do complexo B com atividade antioxidante. Exerce função protetora do SNC e no tratamento de hi pertrigliceridemia com consequente aumento do HDL colesterol. Tratamento de doenças vasculares periféricas e distúrbios circulatórios.

Cloreto de Magnésio: Juntamente com o cálcio atua no funcionamento dos neurônios ao nível da transmissão do impulso nervoso e na contratilidade muscular, fornecendo um efeito espasmolítico e antiestresse. Favorece o transporte de cálcio para o interior de membranas celulares, promovendo a formação e a manutenção óssea. Possui ação protetora do sistema cardiovascular, evitando a formação de placas de ateroma. Participa do metabolismo dos carboidratos e na síntese de proteínas. A suplementação desse mineral auxilia no tratamento de depressão, cansaço, insônia, irritabilidade, cãimbras, espasmos e tremores, perturbações nervosas e ansiedade.






PQQ: É uma enzima detox da classe das quinoenzimas que possui potencial redox e antioxidante, 100x mais eficiente do que a vitamina C. Tem propriedades cardio e neuroprotetoras. Atua como fator de crescimdento celular e redutor da degradação mitocondrial. Protege o sítio do receptor MNDA. Inibe a formação de fibras amiloides e diminui a citotoxicidade das alfacinucleínas. Melhora a função cognitiva, memó ria a curto prazo e capacidade de concentração. Reduz o risco de Alzheimer e proporciona proteção neurológica em eventos isquemicos.

HMB: É um subproduto do metabolismo do aminoácido leucina. Promove regeneração muscular e redução da proteólise nas células muscu lares e do dano muscular induzido por exercício. Promove o aumento de massa e de força muscular quando associado a pratica de atividade física. Melhora da condição muscular em idosos.


REFERÊNCIAS:

ADDOTEY, J. N. Local production of 5-HTP form the seeds of Griffonia Simlicifolia. 2009. 99f. Dissertação de Mestrado - Kwame Nkrumah University of Science and Technology, Kumasi, Ghana, 2009. ALLEN, L. V. The Art, Science, and Technology of Pharmaceutical Compounding.1 st Edition. Washington D.C.: American Pharmaceutical, 1998. AMAMOTO, T.; SARAI, K. “On the tryptophan-serotonin metabolism in manic-depressive disordens. Changes in plasma 5-HT and 5-HIAAlevels and urinary 5-HIAAexcretion following oral loading of L-5HTP in patients whit depression”. Hiroshima J. Med. Sci. 25 (2-3); 135-40., (1976). COSTA, K. D. I. da .; CABRAL, E. S.; CARVALHO, B. S. The mechanism of action of chromium and magnesium as key nutrients in the treatment of hyperglycemia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e27111528256, 2022. OLSZEWER, E.; TERUYA, J. R. N. Terapia Nutricional Parenteral em Ortomolecular por Dr. Efrain Olszewer. FAPES, 2º edição (1 junho 2019).